TRANSFORMAÇÃO DOS SERES VIVOS 1º ANO “A” E ”B”


 No primeiro ano, os alunos estão começando a construir uma compreensão fundamental do mundo ao seu redor. A compreensão de como os seres vivos se transformam é essencial para construir uma base sólida em ciências da vida. As crianças têm uma curiosidade natural sobre o mundo ao seu redor, especialmente sobre plantas, animais e seres humanos. Aprender sobre transformações naturais, como o ciclo de vida de plantas e animais, pode nutrir essa curiosidade e incentivar uma paixão contínua pela ciência. Compreender as transformações nos seres vivos permite que os alunos se conectem melhor com o meio ambiente. Eles podem começar a entender a interdependência dos seres vivos e como suas ações podem afetar os ecossistemas ao seu redor. O estudo das transformações nos seres vivos oferece inúmeras oportunidades para atividades práticas e experiências de aprendizado envolventes. Isso pode incluir observar o crescimento de plantas, estudar o ciclo de vida da borboleta ou mesmo criar pequenos experimentos para entender como os organismos respondem a diferentes condições. Investigar as transformações nos seres vivos também promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes, como observação, comparação, análise e síntese. Essas habilidades são fundamentais para o pensamento crítico e o raciocínio científico.


        Os alunos do 1º Ano “A” e “B” da Escola Municipal José de Anchieta juntamente com a professora Angélica e a auxiliar Ana Caroline realizaram várias atividades onde as crianças puderam perceber a transformação que acontece com todos os seres vivos.

        Através da montagem da linha do tempo de cada criança foi possível observar o crescimento e a evolução de cada uma delas, desde o dia que nasceram até o ano que estamos.

        Com a confecção do Cabeludinho juntamente com o plantio de alpiste e as mudas de alface puderam acompanhar o desenvolvimento das plantas.

        Finalmente com a observação da lagarta, seu tempo no casulo e o voo da borboleta puderam apreciar a metamorfose da borboleta.


  





 


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário