VOCÊ SABE O QUE É O AEE?

 

VOCÊ SABE O QUE 

 

É O AEE?

 

De acordo com Res. nº4 (MEC/2009)*, o Atendimento Educacional Especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.


O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala de Recursos Multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser realizado, também, em centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins lucrativos, conveniado com a Secretaria de Educação.

 

 

CONSIDERA-SE PÚBLICO-ALVO DO AEE

  1.  Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.


  1. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.


  1. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

     

     

 

SIGNIFICADO DA BORBOLETA NO OLHAR DA INCLUSÃO

 

"A borboleta, em diversas culturas, é considerada um símbolo associado aos processos de mudança, renovação, metamorfose, transformação e libertação. Sabe-se que a borboleta, antes de ser um inseto com asas, é uma lagarta que rasteja pelo chão e que vai conhecendo o seu espaço a partir desta perspectiva. Envolve-se, então, numa pupa, ficando alheia ao mundo e voltando-se para si mesma. Sofre transformações físicas que a preparam para lutar e sair do casulo. Suas asas, ainda enrugadas, não lhe permitem o voo imediato.

 

Após várias tentativas, de repente aprende a voar e ver o mundo sob outra perspectiva: continua a enxergar o chão, mas agora de cima! Assim, vai-se adaptando ao seu novo ambiente, voando com graça, leveza e com voos coloridos que encantam a todos. Mesmo com sua aparente fragilidade e delicadeza, as borboletas são capazes de atravessar oceanos! A trajetória da vida do aluno com necessidades especiais pode ser comparada ao processo da borboleta. Ele nasce com características peculiares e passa por situações em que se sente lagarta: rasteja, vê o mundo sob uma única perspectiva, sente-se indefeso e só. Mas assim como as borboletas, que precisam do casulo, do tempo e da natureza acolhedora para alçar voo, esses alunos também buscam e esperam por mãos que os incentivem e os abracem, por olhos que veem a essência em vez da aparência. Esperam que a família, a escola e a sociedade os acolham e acreditem nas suas potencialidades e os incentivem a alçar voo, como as borboletas, que passeiam com liberdade entre o céu e a terra. É preciso acreditar que os limites podem se transformar em evolução e crescimento, e que a vida pode ser olhada a partir de novas perspectivas; todo ser humano é um ser em potencial, que nasce e que pode transformar-se a cada instante, para melhor. Este, sem dúvidas, é um processo que envolve coragem, superação, esperança e amor. Acreditemos!"

 

 

PROFESSORA DO AEE – 2022

Mônica Campanharo Zanella


Se seu(sua) filho(a) frequenta o AEE, venha até a escola, conheça a professora, não deixe de encaminhá-lo(a) para o atendimento, contribua com o processo de ensino e aprendizagem e acima de tudo: ACREDITE NO POTENCIAL DELE (A)!


ACOMPANHE, ABAIXO, UM POUCO DO TRABALHO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS DO AEE DURANTE ESTE ANO LETIVO.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário