O mês de junho é marcado em todo país por festejos juninos, enfatizando diferentes culturas e mostrando a grande diversidade do país. Nossa Escola tomando todos os cuidados e medidas protetivas contra a COVID-19 realizou no dia 25-06 as comemorações juninas. Além de ser um espaço para o desenvolvimento de atividades lúdicas, esse festejo é uma valiosa fonte para que os professores ensinem conteúdos relativos a diferentes disciplinas.
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina
Língua Portuguesa- Carta Aberta
Com o objetivo de conscientizar os estudantes dos 9º anos A e B da importância da prática da argumentação, apresentou-se, nas aulas de Língua Portuguesa, o gênero textual Carta Aberta, seu conceito e suas características. Durante as aulas, realizou-se a troca de ideias entre os estudantes, os quais tiveram a oportunidade de apresentar alguns problemas observados em sua rua, bairro ou cidade. Na produção da Carta Aberta, os estudantes optaram por um determinado problema de interesse coletivo, argumentaram e propuseram solução para o mesmo. A exposição das referidas produções contou com o apoio da auxiliar Eliane e foi realizada em uma parede coberta de jornais, tendo em vista, o referido meio de comunicação ser um dos espaços de divulgação do gênero Carta Aberta.
Língua Portuguesa- Verbete
Os estudantes dos 6º anos A e B, durante as aulas de Língua Portuguesa, estudaram o conteúdo Verbete, conheceram o conceito e as características desse gênero textual, bem como a diferenciar um verbete de dicionário de um verbete enciclopédico. Ainda, produziram uma definição poética para alguns verbetes, como exemplo: saudade, solidão, ansiedade, tempo, medo, alegria, etc. Nessa atividade, a sensibilidade, a poesia e o vocabulário contribuíram muito para a sua realização. A produção de uma definição para um lugar imaginário também foi realizada pelos estudantes, os quais puderam colocar a criatividade e a imaginação em ação, descrevendo um lugar que tivessem visto em uma série, filme ou livro preferido.
A produção do cenário para a exposição dos trabalhos de definição poética foi realizada pela auxiliar Eliane, a qual demonstrou todo o seu talento e criatividade.