FAMÍLIA E ESCOLA EM REDE DE PROTEÇÃO NO COMBATE ÀS DROGAS
No dia 25 de outubro de 2012, aconteceu o segundo encontro de pais de alunos da Educação Infantil de nossa Escola em parceria com o SEFE - Sistema Educacional Família e Escola do Instituto UniBrasil. A multiplicadora Anete Müller Carvalho falou sobre a Rede de Proteção, a qual é o conjunto de pessoas, instituições, políticas e espaços destinados a atender, de forma prioritária e integrada, a criança e o adolescente.
Queremos trabalhar em rede de proteção para prevenir, para proteger e, para isso, precisamos conhecer e ensinar. Como afirma o livro distribuído às famílias no final do encontro: “A prevenção representa o conjunto de atitudes e comportamentos que devem ser vivenciadas em sua família, escola e sociedade de tal forma a estimular estilos de vida saudáveis de vida que dificultem o envolvimento de seu filho e filha com o uso das drogas”
O apoio e o esclarecimento por parte da família e da escola, na hora certa, favorecerá à criança, ou adolescente, um comportamento seguro e saudável.
ALGUMAS AÇÕES EDUCATIVAS
Seja referência para seu filho ou filha – Mantenha sempre um relacionamento afetuoso e firma
em casa. Deixe claro quais são os limites que devem ser respeitados.
Não deixe de responder – Responda às questões sobre sexualidade da forma mais natural possível.
Esclareça sempre – Fale francamente sobre os fatores de risco e os fatores de proteção a que está sujeito.
Eduque-o para o respeito à diversidade – Esclareça sobre os danos decorrentes do preconceito e das formas de discriminação.
Ame, ame, ame – Diga a seu filho ou filha o quanto o ama, aceitando-o como ele é.