A Guerra do Contestado foi um conflito que aconteceu no Brasil entre 1912 e 1916, causando cerca de 10 mil mortes. Aconteceu em uma região que era disputada pelos estados de Paraná e Santa Catarina e foi motivada pela insatisfação política e social da população e por um elemento religioso, o messianismo.
A Guerra do Contestado, que teve como partes beligerantes posseiros e pequenos proprietários de terras contra os governos dos estados de Santa Catarina e Paraná, além do Governo Federal brasileiro.
A Guerra do Contestado chegou ao fim por meio de um acordo entre os governos federais e estaduais e as lideranças do movimento, no qual foram assegurados os direitos de propriedade.
A professora Lucimar Gaio trabalhou com os alunos do 4º e 5º ano a parte teórica em sala de aula e também fizeram um passeio na Localidade de Taquaruçu de Cima,oportunizando aos alunos uma vivência do lugar onde aconteceu uma batalha.
Para finalizar o conteúdo o professor Luiz Juliano de Almeida com sábias palavras realizou uma palestra para os alunos, enriquecendo ainda mais sobre o assunto através de conversação e repasse geral das principais causas e consequência dessa Guerra.